Novembro

5 dicas para proteger a casa no Inverno

image 1

Lisboa, novembro de 2022 – O mês de novembro, ainda que pertença ao Outono, já é caracterizado pelo tempo mais fresco, os dias mais curtos e cinzentos e, por isso, a necessidade de se viver, trabalhar e desfrutar de espaços confortáveis dentro de casa é cada vez maior. A VELUX, marca líder em janelas de telhado, apresenta 5 dicas essenciais para tornar a sua casa mais acolhedora e iluminada durante os meses mais frios do ano.

Uma boa casa define-se, na sua maioria, pelo conforto climático que garante e que se traduz não só nas temperaturas amenas, mas também na boa renovação do ar, devendo este ser preservado em todas as estações do ano, mas com especial atenção no Inverno. Este conforto climático atinge-se através da utilização de materiais que melhoram o isolamento térmico, e da entrada de luz natural, que ajuda a controlar a perda de calor e de energia.

Como tornar a sua casa mais confortável no Inverno:

Reduzir o consumo de energia e melhorar o bem-estar

Ao promover a entrada de luz natural em casa, através de janelas, fará uma redução do consumo de energia tanto nas luzes, como nos próprios aquecedores. Os modelos de janelas mais recentes são feitos de vidro com isolamento térmico, que ajuda a casa a conservar a temperatura e a aumentar a luz natural com o objetivo de reduzir o recurso a tecnologias de climatização, o que também é uma mais-valia ao nível ambiental e de poupança monetária.

Além do conforto climático ser essencial para garantir o bem-estar físico, mental, e de preservação do ambiente, também acaba por influenciar diretamente o organismo ao regular os ciclos circadianos que produzem reações como o sono, o despertar, a tranquilidade e o stress.

Utilizar acessórios nas janelas que previnam a saída do calor

Com a chegada dos dias mais frios, é natural que o calor absorvido durante o dia se dissipe até à noite e, por forma a manter esse calor dentro de casa, é recomendado, além de fechar muito bem as janelas, utilizar persianas como complemento, pois além de ajudarem a manter o calor, também garantem um maior conforto térmico visual.

Substituir janelas que já não vedam bem

Se procura alterar as suas janelas, faça-o o quanto antes, optando por instalar janelas novas que se adequem ao espaço, não só para evitar perdas de calor e entrada de frio, como para proporcionar um maior conforto à sua família dentro de casa.

As janelas de telhado são uma ótima solução porque oferecem bastantes vantagens, ao permitirem não só a entrada de luz solar diretamente nas divisões, aquecendo-as, como por facilitarem e melhorarem a ventilação do ar, bastante importante para a criação de um ambiente mais saudável, sem humidades, odores e poeiras. As casas devem respirar e, por isso, é necessário permitir a saída do ar quente e viciado e deixar entrar o ar fresco e limpo em todas as divisões.

Investir em iluminação específica para cada espaço

Tornar as diferentes divisões da casa confortáveis passa, também, por adequar toda a iluminação presente. Utilizando lâmpadas mais amareladas e, se possível, com intensidade regulável, em pontos específicos da casa, como junto do sofá, do móvel da televisão ou em cima da mesinha de cabeceira, acaba por tornar o espaço visualmente mais quente e acolhedor.

Adequar a decoração à estação do ano

A decoração da casa é onde podemos ser um pouco mais excêntricos e arriscar. É fácil de a irmos alterando e inovando, dependendo muito consoante do nosso estado de espírito. Adequar a decoração existente à estação do ano é essencial para mantermos o conforto nas nossas casas. Com a chegada do frio opte por substituir as cores veranis, mais frias e alegres, por cores mais quentes, por exemplo, nas almofadas, mantas, toalhas de mesa, e por escolher texturas mais polares ou de lã.

A antecipação e as mudanças de comportamento podem ser a chave para a poupança, para um mundo mais sustentável, e para um Inverno mais confortável.

image 3

Contacto de Imprensa | Canela PR

Paulo Vilarelhos / Inês Teixeira

velux@canelapr.com

969 049 797 / 960 090 784

Sobre a VELUX:

Há mais de 80 anos que o Grupo VELUX cria os melhores ambientes de vida para pessoas em todo o mundo, aproveitando ao máximo a luz do dia e o ar fresco através do telhado. O nosso programa de produtos inclui janelas de telhado e claraboias modulares, persianas decorativas, produtos de proteção solar e persianas, bem como soluções de instalação e casa inteligente. Estes produtos ajudam a garantir um clima interno saudável e sustentável, para trabalhar, aprender e lazer. Trabalhamos globalmente com operações de vendas e fabricação em mais de 38 países e cerca de 12.500 funcionários em todo o mundo. O Grupo VELUX é propriedade da VKR Holding A/S, uma empresa limitada totalmente detida por fundações de caridade sem fins lucrativos (THE VELUX FOUNDATIONS) e familiares. Em 2021, a VKR Holding teve uma receita total de 3,5 bilhões de euros e a THE VELUX FOUNDATIONS doou 244 milhões de euros a doações de caridade.

Para mais informações sobre a VELUX, visite velux.com.