Abril

Living Places Copenhagen ganha o prémio de Melhor Projeto Residencial na edição dos MIPIM Awards 2024

Lisboa, 2 de abril de 2024 - O projeto Living Places Copenhagen, desenvolvido pelo Grupo VELUX, por arquitectos da EFFEKT, engenheiros da Artelia e empreiteiros da Enemærke & Petersen, ganhou o internacionalmente reconhecido MIPIM Awards 2024 na categoria "Melhor Projeto Residencial". Esta vitória posiciona o conceito Living Places de forma proeminente no panorama imobiliário internacional.

O conceito Living Places nasce para dar voz a um projeto protótipo que promove o repensar da sustentabilidade dos edifícios, provando que não é necessário esperar pela tecnologia do futuro para se construir de forma mais sustentável. Com foco na criação de um clima interior saudável, utilizando a luz do dia e o ar fresco, as casas do projeto Living Places foram construídas com uma pegada de CO2 de 3,8 kg/CO2/m2/ano - três vezes inferior à atual legislação dinamarquesa de 12 kg CO2/m2/ano - e a um preço que corresponde ao preço de mercado de uma casa unifamiliar ou de casas geminadas à escala.

O projeto ganhou o prémio MIPIM deste ano pela sua abordagem holística à construção mais sustentável. Demonstrou como é construir casas com uma pegada de CO2 2/3 inferior à norma dinamarquesa atual. Isto é conseguido, assegurando, simultaneamente, um clima interior de primeira classe e utilizando a tecnologia e os materiais existentes.

Antes de entregar o prémio aos representantes do Grupo VELUX, da EFFEKT e da Artelia, o membro do júri e sócio do BIG, Kai-Uwe Bergmann, afirmou: "Penso que é realmente notável que um fabricante como a VELUX esteja realmente a criar - e a pedir aos arquitectos e designers - que criem trabalhos inovadores. Isto mostra que qualquer fabricante também pode fazer mudanças que sejam realmente necessárias".

"Estamos entusiasmados por termos ganho o MIPIM Awards para Melhor Projeto Residencial com o Living Places Copenhagen. O foco deste ano na sustentabilidade, considerando tanto a pegada de CO2 de todo o ciclo de vida, como o impacto no clima, torna esta vitória especialmente importante. Com o projeto Living Places, nós - juntamente com os nossos parceiros EFFEKT, Artelia e Enemærke & Petersen - demonstramos como é possível construir casas que não só servem os seus utilizadores finais e a comunidade em geral, como também contribuem para a economia. Estamos honrados por sermos o projeto vencedor entre os quatro nomeados." apontou Lone Feifer, Diretor de Edifícios Sustentáveis no Grupo VELUX.

O vencedor foi anunciado no evento imobiliário internacional MIPIM, em Cannes, a 14 de março de 2024, onde se reuniram os intervenientes mais influentes de todos os setores da indústria imobiliária internacional.

Em 2023, o Living Places Copenhagen ganhou o EY Sustainability Award na categoria de inovação, o Innovative Design Award dos Prémios de Design da revista Bo Bedre, bem como o "Sustainable Future Award" e o "Merit Award for Architecture" do American Institute of Architects.

Sobre o Living Places Copenhagen

Em abril de 2023, o Grupo VELUX, a EFFEKT, a Artelia e a Enemærke & Petersen abriram as portas do Living Places Copenhagen no Railway District em Copenhaga - o primeiro protótipo do conceito global Living Places. A visão subjacente ao projeto é liderar o caminho na indústria da construção e mostrar como repensar os edifícios pode ajudar a resolver alguns dos desafios globais em matéria de clima e saúde. O conceito baseia-se em cinco princípios fundamentais que visam criar casas saudáveis, adaptáveis, simples, partilhadas ao longo do tempo e escaláveis. Estes princípios orientadores são relevantes tanto para novas construções como para comunidades já estabelecidas.

Para mais informação sobre o Living Places

Saiba mais sobre o MIPIM Awards 2024

Sobre o Grupo VELUX

As janelas de telhado VELUX levam luz natural e ar fresco para casas de pessoas em todo o mundo há mais de 80 anos, criando melhores ambientes de vida. Oferecemos uma gama de produtos, incluindo janelas de telhado e claraboias modulares, cortinas decorativas, produtos de proteção solar e estores exteriores, bem como soluções de instalação e casa inteligente. Ajudam a criar espaços iluminados, saudáveis e eficientes do ponto de vista energético para as pessoas que vivem, trabalham, aprendem e se divertem sob o telhado. Trabalhamos globalmente – com operações de vendas e fabrico em 37 países e cerca de 11.700 colaboradores em todo o mundo. O Grupo VELUX é propriedade da VKR Holding A/S, uma sociedade anónima detida pela Fundação Villum e pela família Kann Rasmussen. Em 2023, o Grupo VELUX teve uma receita total de 2,91 mil milhões de euros, enquanto a VKR Holding teve uma receita total de 3,97 mil milhões de euros. No mesmo ano, a Fundação Villum e a VELUX FOUNDATION doaram um total de 184,6 milhões de euros a instituições de caridade.

Para obter mais informações sobre o VELUX Group, visite velux.pt