Novembro
Europe/Amsterdam

Grupo VELUX encomenda à BayWa r.e. a construção de dois parques solares para alimentar as suas operações europeias com eletricidade verde até 2024

●       Primeira simbiose de plantações solares em Espanha, que integra a agricultura, a biodiversidade e a comunidade com a produção de energia renovável.

●       100% da eletricidade produzida dirigir-se-á às operações europeias do Grupo VELUX e até 90% do seu consumo global.

·        Os novos parques solares irão assegurar a ambição do Grupo VELUX para 2030, que visa reduzir em 100% as emissões de CO2 nas ações 1 e 2 (produção e atividades)

Lisboa, 15 de Novembro de 2022: O Grupo VELUX e a BayWa r.e. anunciam hoje um acordo inovador, em dois locais, para levar a cabo as operações europeias do fabricante líder a nível mundial de janelas de telhado, com eletricidade 100% renovável até 2024.

Os Contratos de Aquisição de Energia (Power Purchase Agreement - PPA) vão impulsionar o desenvolvimento de dois novos parques solares no sul de Espanha, um próximo de Sevilha e o outro de Granada. Este último, denominado Parque Solar de Alhendín, inclui a primeira instalação da BayWa r.e. da tecnologia inovadora Agri-PV, em Espanha, que permitirá o cultivo de plantações entre os painéis solares.

Levar mais energia renovável para o online

Ligando-se à rede em 2023 e 2024, as duas centrais irão gerar 167 GWh de eletricidade renovável, por ano, para a VELUX, o que equivale ao consumo de eletricidade de aproximadamente 45.000 lares europeus. 80% do total de eletricidade produzida pelas plantações nas centrais será obtida através dos PPAs com a VELUX. Numa base anual, o novo PPA reduzirá a pegada de carbono da VELUX em cerca de 40.000 toneladas de CO2e provenientes das operações e atividades europeias da empresa.

Ao comentar o projeto, Lars Petersson, CEO do Grupo VELUX, afirmou:

"A VELUX sempre teve como objetivo trazer a luz do dia para a vida das pessoas, e agora estamos muito entusiasmados por aplicar a utilização da luz do dia, ou, mais especificamente, a energia solar, para descarbonizar as nossas operações com energia renovável nos próximos anos. Na nossa empresa comprometemo-nos a combater a crise climática e a mostrar uma liderança sustentável. E, com este acordo, estamos no bom caminho para atingir o nosso objetivo de reduzir em 100% as nossas emissões das operações até 2030".

Pioneiros na simbiose de plantações solares

Cerca de 10% do Parque Solar de Alhendín será uma instalação Agri-PV, uma nova aplicação solar que combina a produção de energia com a produção de alimentos, da qual a BayWa r.e. é pioneira e líder. Esta instalação será especialmente concebida com linhas de painéis mais altas e mais espaçadas, de modo a permitir a agricultura continua e a passagem de máquinas agrícolas modernas entre as linhas de painéis, neste caso, para a produção das plantações. Os módulos PV serão também utilizados para recolher a água da chuva, ajudando os agricultores a gerir os riscos contínuos causados pelas alterações climáticas, numa área conhecida por ser demasiado seca.

Este PPA é pioneiro no conceito da simbiose de plantações solares - um conceito que integra a produção de energia solar com a natureza e a comunidade para benefício mútuo. O desenvolvimento de ambas as plantações incluirá um plano abrangente e um conjunto de medidas comunitárias e ambientais que aumentarão a biodiversidade local e fomentarão o envolvimento da comunidade.

Para assegurar que os parques darão sempre prioridade ao seu ambiente e comunidades locais, a BayWa r.e. fará uma parceria com as universidades próximas, nomeadamente, a Universidade Autónoma de Madrid e a Universidade de Córdoba, para formar um grupo interdisciplinar de investigação cujos resultados acabarão por dar resposta a uma estratégia abrangente e personalizada do local.

"Este projeto é bastante empolgante porque encarna perfeitamente as sinergias entre a nova geração solar, Agri-PV, e as parcerias comunitárias e biodiversidade. Também sublinha o nosso profundo empenho em iniciativas de sustentabilidade", comentou Matthias Taft, CEO da BayWa r.e. "Empresas líderes como o Grupo VELUX desempenham um papel crucial na luta contra as alterações climáticas e podem ser um fator de mudança no desbloqueio de caminhos e soluções mais sustentáveis. O avanço da transição energética empresarial é, para nós, um enorme foco, por isso, é um marco importante para a BayWa r.e. ajudar o Grupo VELUX a alcançar os seus objetivos de eletricidade renovável com estes PPAs ".

Ajudar o Grupo VELUX a cumprir com o seu histórico compromisso de redução da pegada de carbono

Uma vez ligadas à rede, as novas plantações solares permitirão à VELUX atingir a sua meta de 2030, de redução em 100% das emissões das suas próprias operações e atividades. Este objetivo faz parte do compromisso estratégico de sustentabilidade da empresa para 2030, derivada de uma ação pioneira que diz respeito ao clima e à natureza. O compromisso inclui também metas para melhorar a sua pegada histórica de carbono, desde a sua fundação em 1941 até 2020, através de projetos de conservação florestal em parceria com o World Wild Fund for Nature (WWF), bem como reduzir para metade das suas emissões na cadeia de valor até 2030.

A Schneider Electric, consultora líder em aquisições globais de energia renovável empresarial, apoiou a VELUX na seleção dos projetos e nas suas negociações.

Contacto:

VELUX Group
Lasse Bendtsen
Media Relations Advisor
External Communication
Phone: +45 23355062
Email: lasse.bendtsen@velux.com

BayWa r.e. AG (BayWa r.e.):

Na BayWa r.e. pensamos na energia: como é produzida, armazenada e como pode ser melhor utilizada para permitir a transição global das energias renováveis que é essencial para o futuro do nosso planeta.

Somos líderes mundiais no desenvolvimento, fornecimento de serviços, distribuição e fornecimento de soluções, e já trouxemos mais de 4,5 GW de energia em linha, gerindo mais de 10 GW de ativos. Somos também um Produtor Independente de Energia com um negócio de comércio em expansão.

Na BayWa r.e. trabalhamos com empresas de todo o mundo para fornecer soluções renováveis à medida de cada uma. Operando 100% neutro em carbono, estamos também empenhados na nossa própria caminhada de sustentabilidade. Todos os dias trabalhamos arduamente para moldar ativamente o futuro da energia num local de trabalho diversificado, equitativo e inclusivo.

Os nossos accionistas são a BayWa AG, um negócio global de 19,8 mil milhões de euros, e a Energy Infrastructure Partners, líder no investimento em infraestruturas energéticas.

Contacto:

BayWa r.e. AG
Karin Kreuzer
Phone: +33 4 30 00 32 06
Email: karin.kreuzer@baywa-re.com
www.baywa-re.com
Sobre a VELUX:

Há mais de 80 anos que o Grupo VELUX cria os melhores ambientes de vida para pessoas em todo o mundo, aproveitando ao máximo a luz do dia e o ar fresco através do telhado. O nosso programa de produtos inclui janelas de telhado e claraboias modulares, persianas decorativas, produtos de proteção solar e persianas, bem como soluções de instalação e casa inteligente. Estes produtos ajudam a garantir um clima interno saudável e sustentável, para trabalhar, aprender e lazer. Trabalhamos globalmente com operações de vendas e fabricação em mais de 38 países e cerca de 12.500 funcionários em todo o mundo. O Grupo VELUX é propriedade da VKR Holding A/S, uma empresa limitada totalmente detida por fundações de caridade sem fins lucrativos (THE VELUX FOUNDATIONS) e familiares. Em 2021, a VKR Holding teve uma receita total de 3,5 bilhões de euros e a THE VELUX FOUNDATIONS doou 244 milhões de euros a doações de caridade.

Para mais informações sobre a VELUX, visite velux.com.