Grupo VELUX anuncia parceria com a ArcelorMittal

como parte dos seus esforços para reduzir as emissões de carbono

Resumo

O Grupo VELUX inicia parceria com a ArcelorMittal, a principal empresa de aço e mineração do mundo, como parte dos seus esforços para reduzir para metade as emissões na cadeia de valor até 2030.

Capture123

As empresas irão agora trabalhar em conjunto para reduzir a pegada de carbono dos aços utilizados nas janelas de telhado VELUX, com o objetivo de reduzir o CO2 incorporado em até 70% (dependendo do tipo de produto de aço utilizado) em comparação com o aço produzido convencionalmente.

A qualidade do aço é particularmente crucial para assegurar o ótimo desempenho das dobradiças utilizadas para operar as janelas de telhado VELUX e os suportes utilizados para as instalar. O Grupo VELUX está a trabalhar para reduzir para metade as emissões de âmbito 3 até 2030, e trabalhar com fornecedores de materiais para os seus produtos é essencial para o conseguir.

«Nesta Primavera iremos ter a primeira entrega de aço com baixas emissões de carbono da ArcelorMittal», refere Jesús Villalba, Senior Director, Direct Procurement do Grupo VELUX. «Estamos muito entusiasmados com a jornada que a ArcelorMittal iniciou para passar da energia intensiva em emissões para a produção de aço com baixo teor de carbono. Parcerias como esta permitirão a descarbonização dos nossos produtos e estamos ansiosos por ver o impacto positivo nas emissões de carbono dos nossos produtos e da nossa empresa

O ArcelorMittal’s XCarb® reciclado e produzido de forma renovável é produzido utilizando um mínimo de 75% de sucata de aço e 100% de eletricidade renovável. Será agora testado em grandes volumes numa fábrica VELUX em Gniezno, na Polónia, para ver o seu desempenho em dobradiças e suportes. Paralelamente, a VELUX e a ArcelorMittal irão trabalhar em conjunto para reduzir a pegada de carbono do aço utilizado em alguns outros componentes para janelas de telhado.

«O anúncio de hoje é o culminar de muitos meses de trabalho com os nossos colegas do Grupo VELUX, bem como nos nossos laboratórios de testes e linhas de produção na Europa», diz Laurent Plasman, CMO Industry, ArcelorMittal Europe - Flat Products. «Graças ao interesse e apoio dos nossos clientes, somos capazes de fabricar aço XCarb® reciclado e produzido de forma renovável para um número crescente de aplicações, ultrapassando os limites do que pensávamos ser possível quando lançámos o XCarb há dois anos. Gostaria de agradecer ao Grupo VELUX pelo seu compromisso com este projeto até agora; enquanto ainda estamos no início desta jornada, estou ansioso por ver os resultados desta parceria a longo prazo para reduzir o impacto ambiental do aço utilizado nas janelas de telhado VELUX.»

A parceria entre as duas empresas foi anunciada na BAU - a principal feira mundial de arquitetura, materiais e sistemas, em Munique, a 19 de Abril.

Para mais informações, visite o site.

SOBRE O GRUPO VELUX

Durante mais de 80 anos, o Grupo VELUX criou os melhores ambientes para pessoas em todo o mundo, tirando o máximo partido da luz do dia e do ar fresco através do telhado. O nosso programa de produtos inclui janelas de telhado e claraboias modulares, estores decorativos, produtos de proteção solar e cortinas, bem como soluções de instalação e de casa inteligente. Estes produtos ajudam a garantir um clima interior saudável e sustentável, para o trabalho e a aprendizagem, para o lazer e a diversão. Trabalhamos globalmente - com operações de vendas e fabrico em mais de 38 países e cerca de 11.000 colaboradores em todo o mundo. O Grupo VELUX é propriedade da VKR Holding A/S, uma sociedade anónima totalmente detida por fundações de caridade sem fins lucrativos (THE VELUX FOUNDATIONS) e família. Em 2022, o Grupo VELUX teve uma receita total de 2,99 mil milhões de euros, a VKR Holding teve uma receita total de 4,29 mil milhões de euros e a THE VELUX FOUNDATIONS doou 181 milhões de euros em subsídios de caridade. Para mais informações sobre o Grupo VELUX, visite o site.

SOBRE A ARCELORMITTAL

A ArcelorMittal é a principal empresa siderúrgica e mineira do mundo, com presença em 60 países e instalações de produção de aço primário em 16 países. Em 2022, a ArcelorMittal registou receitas de 79,8 mil milhões de dólares e uma produção de aço bruto de 59,0 milhões de toneladas métricas, enquanto a produção de minério de ferro atingiu 45,3 milhões de toneladas métricas. O nosso objetivo é produzir aços cada vez mais inteligentes que tenham um benefício positivo para as pessoas e para o planeta. Aços fabricados através de processos inovadores que utilizam menos energia, emitem muito menos carbono e reduzem os custos. Aços que são mais limpos, mais fortes e reutilizáveis. Aços para veículos elétricos e infraestruturas de energias renováveis que apoiarão as sociedades à medida que estas se transformam ao longo deste século. Com o aço no nosso núcleo e uma cultura empresarial no coração, apoiaremos o mundo ao efetuar esta mudança. É nisso que acreditamos ser necessário para sermos a empresa siderúrgica do futuro. A ArcelorMittal
está cotada nas bolsas de valores de Nova Iorque (MT), Amesterdão (MT), Paris (MT), Luxemburgo (MT) e nas bolsas de valores espanholas de Barcelona, Bilbau, Madrid e Valência (MTS).

Contactos de Imprensa :
CANELA : velux@canelapr.com